Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem somos
Início do conteúdo da página

Quem somos

Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 09h07 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 15h43 | Acessos: 948

ARCHIVUM - Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio é um laboratório vinculado ao Curso de Arquivologia, da Faculdade de Informação e Comunicação (Fic), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e tem como objetivo incentivar as práticas de pesquisa, ensino e extensão envolvendo atividades de estudo, pesquisa e planejamento de processos e rotinas técnicas de acervos documentais permanentes e históricos no Amazonas, como ações de recolhimento (inclusive de acervos em situação de risco), acondicionamento, preservação e difusão.

ARCHIVUM, foi criado em 2019 com objetivo de centralizar as várias atividades de ensino, pesquisa e extensão, consolidando as diversas ações e parcerias realizadas desde 2016, envolvendo interdisciplinarmente áreas como a Arquivologia e a História, com temáticas sobre história das instituições acervos e práticas de arquivos, arquivos permanentes, arquivos históricos, preservação, conservação, memória e patrimônio documental. Desde o seu início o ARCHIVUM sempre teve forte atuação extensiva, também como a realização de diagnóstico e ações preventivas de conservação de acervos, como, por exemplo, de identificação e diagnóstico das Mensagens dos Governadores do Estado do Amazonas, espalhados por várias instituições de custodia pelo Amazonas, e dos fundos J.G. Araujo, Silvino Santos, e Thiago de Mello, sob custódia do Museu Amazônico da Ufam. 

Foi a partir de 2018, com os debates da primeira reformulação do PPC do Curso de Arquivologia, que teve início a ideia de criação de um Laboratório, não apenas para centralizar as pesquisas e ações extensivas, mas como local também para as ações de ensino. Lembrando que o Curso de Arquivologia, foi criado em 2009, mas que, até então, ainda não possuía um laboratório prático/didático e ou de pesquisa específico da área.

Em 2019, teve início o planejamento do ARCHIVUM, de seus objetivos e princípios, assim como a abertura do processo administrativo para sua criação dentro da Ufam, primeiro na Faculdade de Informação e Comunicação, e depois na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), sendo oficialmente criado através da Portaria FIC nº 019, de 21 de agosto de 2019.

Também em 2019, através do professor Leandro Coelho de Aguiar, o ARCHIVUM, passou a participar de seu primeiro grande projeto, compondo a equipe de elaboração da proposta de projeto para organizar o acervo documental arquivístico do Thiago de Mello, adquirido pela Ufam e que está sob guarda do Museu Amazônico. Em fins do mesmo ano o projeto foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), através do Edital 08/2019, conseguindo recursos financeiros para execução do projeto, o que, como contrapartida, possibilitou a aquisição dos primeiros equipamentos e a montagem do seu espaço físico.   

Em 2020, mesmo durante a pandemia de Covid, se mantiveram as articulações para estruturação do seu espaço físico, sendo realizada a parceria com a Biblioteca Central da Ufam, que cedeu uma sala sem seu novo prédio inaugurado no mesmo ano, no Setor Sul do Campus Universitário. 

Em 2021, o ARCHIVUM conquistou várias outras parcerias, dentro e fora da Ufam, fortalecendo ainda mais a atuação do Laboratório no Amazonas, por exemplo, com o Centro de Documentação e Memória da Amazônia, do Governo do Estado do Amazonas, com o Núcleo de Arquitetura Moderna do Amazonas, da Faculdade de Tecnologia, e o Grupo de Pesquisa Línguas e Cultura Amazônicas, da Faculdade de Educação, ambos vinculados à Ufam.

Em 2022, participou do I Fórum de Museus do Amazonas, realizado pela Secretaria de Cultura do estado, e do I Seminário Internacional de Processamento Técnico e Preservação de Acervos em Arquivos, realizado pelo Arquivo Nacional do Brasil, onde foi lançado o site e o vídeo institucional do Laboratório, uma produção em parceria com o CTIC UFAM e a TV UFAM, respectivamente.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página